Proteção dos dados nas APIs

 

As APIs se tornaram um elemento fundamental da inovação e na transformação digital das empresas e governos.

Aplicativos móveis, SaaS e da web modernos

Essas são uma parte crítica de aplicativos móveis, SaaS e da web modernos e podem ser encontrados em aplicativos voltados para o cliente, para parceiros entre outros, e largamente utilizadas por bancos, varejo, transporte, IoT e serviços digitais prestados aos cidadãos pelas administrações públicas.

 

Por natureza, as APIs, usadas para integração de diversos sistemas, onde há troca e trânsito de dados entre estes, expõem a lógica do aplicativo e dados confidenciais, como informações de identificação pessoal (PII) e, por causa disso, têm se tornado cada vez mais um alvo frequente para invasores. O Gartner prevê que, em 2022, os ataques às APIs se tornarão o vetor de ataque mais frequente, causando violações de dados em aplicativos web corporativos. 

 

OWASP

A Noname, membro da OWASP, disponibiliza uma plataforma que emprega Inteligência Artificial e Machine Learning, sem uso de agentes, a qual descobre e analisa o tráfego de todas as APIs em toda a infraestrutura de TI, sinalizando padrões suspeitos de atividade.

 

Essa plataforma, associada aos serviços continuados de monitoramento e resposta a incidentes prestados pela Grifone, é a única solução que cobre todos os aspectos da segurança da API, desde a descoberta até a análise de vulnerabilidades, a correção de anomalias e configurações incorretas e, o teste dessas antes de entrarem no ar.

 

Essa plataforma fornece, de forma contínua, uma visão completa da atividade e ameaças da API em cada estágio do ciclo de vida, sem sobrecarregar a infraestrutura do cliente com agentes de software.